Pessoal este é o regulamento qual devemos nos enquadrar para a prática do campeonato que disputamos, esclarece várias dúvidas que tinhamos, com relação à W x O, cartões, premiações e outras coisas mais, eu sei que é um pouco extenso e muitas das regras a gente já conhece, mais peço que todos leiam com atenção, pois durante as partidas ou durante o decorrer do campeonato se acontecer algo fora do que abaixo é descrito, podemos cobrar da mesma forma com que somos cobrados.
8º CAMPEONATO A.R.H.T. DE FUTEBOL SOCIETY – 2010
Categorias: Menores / Adulto - Feminino e Masculino / 35/40 / 40/45
Srs. Representantes:
“Todos os representantes de equipes e atletas, ao se inscreverem neste campeonato, concordam com todos os artigos deste regulamento”
“O atleta que questionar os diretores de Esporte ou árbitros por ignorar o teor do regulamento, é passível de punição”. “O representante tem a obrigação de ler e informar aos seus atletas sobre o regulamento, regras e Código de Ética Desportiva do Campeonato de Futebol Society”.
1 – FINALIDADE |
ART. 01 - O principal objetivo deste Campeonato é a interação e o lazer de sócios e seus dependentes.
Parágrafo Único – Sendo este o principal objetivo, faz-se necessário que cada atleta, procure defender com honestidade e disciplina sua equipe.
2 – CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO |
ART. 02 - Entregar a ficha de inscrição no dia do Congresso Técnico (digitada) ou até o início da 1ª rodada, ao Departamento de Esportes da Associação Recreativa dos Homens do Trabalho solicitando inscrição da equipe.
Parágrafo Único – Ficha de inscrição manuscrita, a equipe perderá 50 (cinqüenta) pontos na Taça Disciplina e fichas com o nome da equipe, estará automaticamente fora da Taça disciplina.
ART. 03 - Na ficha de inscrição deverá constar nome da equipe e categoria, o nome e a assinatura dos atletas, e nome do respectivo representante, massagista (comprovado) e técnico da equipe.
ART. 04 - Nas categorias: Menores – Fem. e Masc., Adulto – Fem. e Masc., 35/40 e 40/45 cada equipe poderá inscrever no máximo 20 (vinte) atletas e no mínimo 05 (cinco) atletas.
Parágrafo I. – Na categoria: Adulto - masculino a idade mínima para inscrição de atletas será de (14) quatorze anos e Adulto: feminino e de (12) doze anos. Com a autorização dos pais ou o responsável legal.
Parágrafo II. – Categoria: 35/40 anos. Atenção: Em campo 3 (três) atletas c/ 35 anos (nasc. até 1975) e 3 atletas c/ 40 anos (nasc. até 1970) ou mais e o goleiro nascido até 1975.
Parágrafo III. – Categoria: 40/45 anos. Atenção: Em campo 3 (três) atletas c/ 40 anos (nasc. até 1970) e 3 atletas c/ 45 anos (nasc. até 1965) ou mais e o goleiro nascido até 1970.
Parágrafo IV. – Critérios para inscrição de atletas nas categorias Menores:
1º - Feminino até 15 anos (nascidos até 1995);
2º - Masculino até 13 anos (nascidos até 1997);
3º - Masculino até 16 anos (nascidos até 1994).
ART. 05 – INSCRIÇÃO DE NOVOS ATLETAS: ao adentrar ao campo de jogo, o atleta devera apresentar a sua carteira social para identificação e anotação na súmula. O atleta que não for identificado e não estiver anotado em súmula será punido pelo árbitro da partida com cartão amarelo.
Parágrafo I. – Poderão ser inscritos novos atletas até o término da 1ª fase, ou seja, até a última rodada do campeonato. A equipe que por ventura estiver folgando na última rodada, para efeito de inscrição de atletas, deverá fazê-la na sua última partida do campeonato.
ART. 06 - Não poderá participar do referido Campeonato as equipes que estiverem em débito com Departamento de Esportes ou com a Associação Recreativa dos Homens do Trabalho.
3 – ORGANIZAÇÃO |
ART. 07 - O presente Campeonato será organizado e dirigido pela Diretoria do Departamento de Esportes da Associação Recreativa dos Homens do Trabalho.
ART. 08 - O referido Campeonato será regido pelas regras da FPF e pelas regras de Futebol Suíço da Associação Recreativa dos Homens do Trabalho.
ART. 09 - A duração da partida será de (40) quarenta minutos divididos em dois tempos de (20) vinte minutos corridos com intervalo de (3) três minutos para a categoria: Adulto – Masculino e feminino, 35/40 e 40/45 (Nas fases finais o tempo será de cinqüenta minutos divididos em dois tempos de vinte e cinco minutos).
Parágrafo I. – Menores – (30) trinta minutos divididos em dois tempos de (15) quinze minutos corridos com intervalo de (3) três minutos.
Parágrafo II. – Se pôr motivo de força maior uma partida for interrompida, se já decorrido mais de (2/3) dois terços do tempo total de jogo, o resultado será mantido, considerando-se encerrada a partida. Caso contrário continuar-se-á durante o tempo restante, quando da interrupção. A partida será marcada pelo Departamento de Esportes em data oportuna com os mesmos atletas relacionados na partida interrompida. Iniciando-se a mesma com o mesmo placar e número de faltas assinaladas na súmula quando da interrupção da partida.
Parágrafo III. – Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos somente para a primeira partida do dia.
ART. 10 - O atleta que constar em súmula de uma equipe, mesmo que não participe da partida, não poderá transferir-se para outra equipe. Salvo, incompatibilidade do atleta com sua equipe, ele poderá solicitar sua transferência, até a 3ª rodada do Campeonato, inclusive a fase classificatória (quando houver), através de oficio (modelo no site da ARHT), endereçado ao Departamento de Esportes e protocolado na secretaria até 48 horas antes da partida referente a equipe pelo qual o atleta pretende ser transferido. Cuja solicitação será analisada pelos Diretores de Esporte. O atleta não poderá jogar na mesma rodada por duas equipes diferentes.
Parágrafo I. – Se o atleta transferir-se deliberadamente, para outra equipe, essa perderá os (03) três pontos da partida com sua participação, em favor da equipe adversária. O Atleta ficará suspenso de três a cinco partidas (Art. 18 da C. E. D.).
Parágrafo II. – No lugar de atletas lesionados, não serão inscritos outros atletas.
ART. 11 – Atletas participantes de equipes desistentes ou eliminadas até a 5ª Rodada da 1ª fase (excluindo-se a fase classificatória) de cada Categoria ou Série poderão transferir-se para outra equipe. Solicitando sua transferência através de oficio (modelo no site da ARHT), endereçado ao Departamento de Esportes e protocolado na secretaria. Cuja solicitação será analisada pelos Diretores de Esporte.
Obs.: Cada equipe poderá inscrever no máximo 2 atletas de cada equipe desistente.
ART. 12 - As equipes das categorias: Menores – Fem. e Masc., Adulto – Fem. e Masc., 35/40 e 40/45, poderão fazer registros de seus atletas até:
Adulto – Masculino | Série Ouro: até a última rodada | Série Prata: até a última rodada | Série Bronze: até a última rodada |
Adulto – Feminino | Definir em congresso | Menores | definir em congresso |
35/40 | Definir em congresso | 40/45 | definir em congresso |
Obedecendo aos limites estabelecidos no ART. 04. O atleta deverá compor pelo menos o banco de reservas devidamente uniformizado até a data limite de inscrição.
ART. 13 – Critérios para inscrição de TÉCNICOS:
1º - Deverão ser inscritos no início do campeonato um técnico e um auxiliar técnico, o qual poderão ser substituídos até o final do campeonato desde que com aviso prévio ao Departamento de Esportes da ARHT;
2º - O técnico/atleta deverá estar com colete diferenciado dos uniformes dos atletas da sua equipe, enquanto o mesmo estiver ocupando a função de técnico;
3º - O técnico não poderá participar pôr mais de uma equipe na mesma categoria e Série;
4º - O técnico inscrito pôr uma equipe, não poderá, transferir-se para uma outra equipe da mesma categoria. Caso ocorra será suspenso do Campeonato;
5º - Quando o técnico faz parte de uma determinada equipe em uma série e é atleta em outra, quando for suspenso pôr uma determinada equipe, ficará suspenso de ambas;
6º - O Sócio pode ser técnico em uma Série e atleta em outra Série , na mesma Série não é permitido;
7º - O técnico/atleta no banco de reservas será punido com cartão vermelho.
8º- Na mesma partida somente poderão estar inscritos um (1) técnico e um (1) auxiliar, inscritos previamente. Ambos poderão ser excluídos da partida a critério do árbitro. Se algum atleta inscrito em súmula estiver na função de técnico, ou seja, com colete à beira do campo ou quadra, após expulsão do técnico ou auxiliar, o mesmo caso também seja punido, será punido com cartão amarelo ou vermelho, configurando uma expulsão e não uma simples exclusão do jogo.
ART. 14 - As equipes poderão inscrever atletas no início da partida da respectiva equipe.
Parágrafo I. – A responsabilidade pela inscrição de atletas, durante o Campeonato sem condição legal pôr força do presente regulamento será do representante da respectiva equipe. A equipe perdera 03 (três) pontos da partida, em favor da equipe adversária e o atleta ficará suspenso de três a cinco partidas do campeonato (Art. 18 da C. E. D.).
a - Perda automática dos pontos ganhos na partida, em caso de vitória, com a atribuição de três pontos ganhos á equipe adversária.
b - Perda automática dos pontos ganhos na partida, em caso de empate, com a atribuição de três pontos ganhos á equipe adversária.
c - Ratificação de zero ponto ganhos na partida, em caso de derrota, com a atribuição de três pontos ganhos á equipe adversária.
d - Os gols serão anotados para efeito de artilharia e defesa menos vazada.
Parágrafo III. - Só entrarão na quadra os atletas, reservas e técnico inscritos na súmula e devidamente credenciado pelo Departamento de Esportes da Associação Recreativa dos Homens do Trabalho.
4 – MATERIAL ESPORTIVO |
ART. 15 - As equipes devem apresentar-se devidamente uniformizadas para a partida.
Parágrafo I. - As camisas, calções e meias deverão ter cores uniformes, com as camisas devidamente numeradas. Não entrará na quadra, o atleta com camisa, sem numeração ou números repetidos e camisas ou calções e meias desuni formes. Observação: Poderão participar atletas com calções e meias com pequenos detalhes (marca). Atenção: Calções ou meias deverão obedecer ao padrão do uniforme. Caso contrário o atleta poderá ser punido.
5 – DISCIPLINA |
ART. 16 - Os atos indisciplinares serão julgados pela Comissão de Ética Desportiva, tomada pôr base o relatório do árbitro e do mesário na súmula e se necessário um relatório de diretores presentes.
Parágrafo I. - Dependendo do fato ocorrido será enviado para Comissão Disciplinar Permanente.
ART. 17 - Será atribuída a Taça Disciplina à equipe mais disciplinada do Campeonato e para tal, serão considerados critérios:
Ficha de inscrição manuscrita | 50 pontos |
Ausência de representante em reunião | 20 pontos |
Desuniformização do atleta p/ partida | 20 pontos |
A equipe que faltar a uma partida | Não participará da Taça da disciplina; |
Não trouxer ficha de inscrição | Não participará da Taça da disciplina; |
Equipe com atleta irregular | 100 pontos |
1ª Série de Cartões Amarelos | 30 pontos |
2ª Série de Cartões Amarelos | 60 pontos |
3ª Série de Cartões Amarelos | 90 pontos |
1º Cartão vermelho | 90 pontos |
2º Cartão vermelho | 120 pontos |
3º Cartão vermelho | 150 pontos |
Parágrafo I. - A equipe que atingir 500 (quinhentos) pontos estará automaticamente eliminada da Taça Disciplina.
Parágrafo II. - Para atribuição da Taça Disciplina para as categorias: Adulto - Feminino e Masculino, 35/40 e 40/45, será calculada a média de pontos pôr partida, de cada equipe. (participam todas as equipes, mesmo aquelas que não passem da fase de classificação).
ART. 18 - As penalidades para os atletas serão as seguintes:
1º série – Três cartões amarelos | Suspensão de uma partida |
2º série – Seis cartões amarelos | Suspensão de duas partidas |
3º série – Nove cartões amarelos | Suspensão de três partidas |
1º cartão vermelho | Suspensão de uma partida |
2º cartão vermelho | Suspensão de duas partidas |
3º cartão vermelho | Suspensão de três partidas |
Parágrafo I. – O atleta advertido com cartão amarelo e na mesma partida com cartão vermelho, para controle de cartões, o cartão vermelho não eliminará o cartão amarelo.
Parágrafo II. – Os cartões zeram no final da 1ª fase, turno ou fase da Categoria, mas continuam sendo somados para Taça Disciplina.
ART. 19 - A quantidade de cartões recebidos independe da comunicação oficial do departamento de esportes da A.R.H.T., e é de responsabilidade exclusiva do representante da equipe disputante, o seu controle e cumprimento. Ou seja, caso algum atleta que não esteja em condições de jogo (suspenso), porém não conste em súmula como suspenso, o mesmo não deverá participar da partida, e deve entrar em contato com o Departamento de Esportes, para sanar tais dúvidas. Caso o mesmo participe, assumirá toda e qualquer responsabilidade pela escalação ilegal de atleta suspenso.
Parágrafo Único: Qualquer dúvida fazer a observação após o recebimento da súmula.
ART. 20 - Os atletas, técnicos e reservas que quiserem sair do campo, deverão solicitar a permissão dos árbitros ou mesários.
Parágrafo Único – A infração deste artigo acarretará para o atleta cartão vermelho.
ART. 21 – Na primeira fase/turno (Menores – Fem. e Masc., Adulto – Fem. e Masc., 35/40 e 40/45) a equipe que não comparecer para jogar por duas vezes ou na segunda fase/turno, Semifinais e finais não comparecer para jogar uma vez estará eliminado do Campeonato e automaticamente da Taça Disciplina, e se pôr ventura algum de seus atletas estiver em condições de artilheiro ou goleiro menos vazado, perderão estes direitos.
Parágrafo I. - No caso da eliminação da equipe do referido campeonato, os resultados anteriores serão considerados. As equipes que teriam compromisso, com a equipe eliminada, para efeito de classificação os resultados serão de 5 x 0 (cinco a zero). Importante salientar que estes tentos serão válidos para a contabilidade de saldo de gols.
Parágrafo II. - A equipe que não comparecer para jogar, pagará o valor de uma mensalidade. (Na categoria Adulto Masculino na fase de classificação o WxO será considerado para as fases seguintes).
Obs: Na fase de classificação a equipe que tomar wxo pagará o valor de duas mensalidades.
6 – FORMA DE DISPUTA – |
ART. 22 – Durante a fase classificatória as equipes serão divididas em grupos de 4 ou 5 equipes (de acordo com o número de inscritos), onde cada equipe jogará dentro de seu próprio grupo com os outros adversários. As equipes que desejarem participar da Série Ouro do campeonato poderão fazê-la sem que necessariamente participem da fase classificatória, sendo assim assegurada sua vaga na Série Ouro.
Participarão da série Ouro 12 equipes. Assim serão consideradas classificadas as equipes que por ventura já estiverem diretamente na Série Ouro, e os 1º colocados de cada grupo, e possivelmente os melhores segundos colocados de acordo com a necessidade de preenchimento de vagas na Série Ouro.
Na Série Prata Também participarão 12 equipes, seguindo a ordem de classificação estabelecida na fase classificatória.
Na série bronze participarão as equipes restantes e as que inscreverem-se após a fase de classificação.
A série Ouro será composta por 12 equipes. O sistema de disputa será rodízio em turno único. Classificam-se para a 2ª fase os 8 melhores colocados. Para a disputa dos play-offs será utilizado o sistema de cruzamento olímpico (1ºx8º), (2ºx7º), (3ºx6º), (4ºx5º), semifinal (venc. 1ºx8º contra venc.4ºx5º) e (venc. 3ºx 6º contra venc.2ºx7º) final.
- A série Prata será composta por 12 equipes. O sistema de disputa será rodízio em turno único. Classificam-se para a 2ª fase os 8 melhores colocados. Para a disputa dos play-offs será utilizado o sistema de cruzamento olímpico (1ºx8º), (2ºx7º), (3ºx6º), (4ºx5º), semifinal (venc. 1ºx8º contra venc.4ºx5º) e (venc. 3ºx 6º contra venc.2ºx7º) e final.
- A série Bronze será composta pelas equipes restantes. O sistema de disputa será rodízio em turno único. Classificam-se para a 2ª fase os 8 melhores colocados. Para a disputa dos play-offs será utilizado o sistema de cruzamento olímpico (1ºx8º), (2ºx7º), (3ºx6º), (4ºx5º), semifinal (venc. 1ºx8º contra venc.4ºx5º) e (venc. 3ºx 6º contra venc.2ºx7º) e final.
ART. 23 - Aos vencedores de cada partida serão atribuídos (3) três pontos e para as equipes que terminarem empatadas, 01 (um) ponto para cada uma.
7 – ARBITRAGEM E MESÁRIOS |
ART. 24 – Os árbitros serão auxiliados pelos mesários.
ART. 25 – Os mesários, em principio, são integrantes do Departamento de Esportes, e compete aos mesmos o seguinte:
- Confeccionar, se for o caso, um relatório à parte, complementando o relatório da arbitragem;
- Fazer anotações em súmula.
- Alertar a arbitragem caso um atleta seja advertido com o segundo cartão amarelo;
- Alertar a arbitragem, sempre que presenciar uma atitude antidesportiva e que os árbitros não notarem;
- Sempre que for o caso, alertar a Arbitragem sobre atitudes antidesportivas praticadas por integrantes de ambos os bancos e os técnicos.
- Sempre que presenciar atitudes antidesportiva (dar tapa, cotovelada, cabeçada e etc.), deverá confeccionar um relatório a parte e em local reservado, para as devidas providências, ficando a critério do Departamento de Esporte a divulgação do fato ao infrator.
Observação: A súmula é de uso restrito da arbitragem, qualquer reclamação por parte do representante de equipe deverá ser feita através de ofício (site da ARHT), endereçada ao Departamento de Esportes e protocolado na secretaria da A.R.H.T.
8 – CRITÉRIOS DE DESEMPATE DA TAÇA DISCIPLINA |
ART. 26 - Para efeito de Taça Disciplina os critérios para desempate serão os seguintes:
1º - Menor nº de cartões vermelhos;
2º - Menor nº de cartões amarelos;
3º - Menor nº de cartões no geral (amarelos e vermelhos);
4º - Menor nº de atletas suspensos de jogos;
5º - Maior nº de vitórias.
ART. 27 - Critérios de desempate entre as equipes que porventura terminarem empatadas são:
1º - Melhor Campanha no Campeonato (maior número de vitórias);
2º - Confronto Direto (entre duas equipes);
3º - Melhor Saldo de gols (Fase/Turno);
4º - Melhor Disciplina (no Campeonato).
ART. 28 - Categoria Adulto – Feminino e Masculino, “35/40”, 40/45 e Menores: Serão atribuídas as seguintes premiações:
9 – PREMIAÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO | ||||
Série Ouro | Série Prata | Série Bronze/Feminino | 35/40 | 40/45 |
1º - 18 MENSALIDADES + MEDALHA | 1º - 12 MENSALIDADES + MEDALHA | 1º - 10 MENSALIDADES + MEDALHA | Série Bronze | |
2º - 12 MENSALIDADES + MEDALHA | 2º - 8 MENSALIDADES + MEDALHA | 2º - 6 MENSALIDADES + MEDALHA | 1º - Troféu e med. | 1º - Troféu e med. |
3º - 8 MENSALIDADES + MEDALHA | 3º - 6 MENSALIDADES + MEDALHA | 3º - 4 MENSALIDADES + MEDALHA | 2º - Troféu e med. | 2º - Troféu e med. |
Trof. Artilheiro + R$100,00 | Trof.Artilheiro + R$100,00 | Trof. Artilheiro + R$100,00 | 3º - Troféu e med. | |
Trof. Defesa Vaz. + R$100,00 | Trof. Defesa Vaz. + R$100,00 | Trof. Defesa Vaz. + R$100,00 | De todas as Séries | T. Disciplina |
T. Disciplina + R$100,00 | T. Disciplina + R$100,00 | T. Disciplina + R$100,00 | T. Disciplina | Trof. Artilheiro |
Trof. Artilheiro | Trof. Defesa Vaz. | |||
Trof. Defesa Vaz. |
Lembrete: Na Categoria Feminino, 35/40 e 40/45 as premiações de Artilheiro (a), Defesa Menos Vazada e Taça Disciplina, participam todas as equipes da Série Ouro, da Série Prata e Bronze dentro de suas categorias (Feminino, 35/40 e 40/45). Nas categorias Menores as premiações serão as seguintes: Troféu para o 1º e o 2º Lugar e Medalhas.
ART. 29 - Será atribuído premiação especial à defesa menos vazado do Campeonato (participam todas as equipes, mesmo aquelas que não passam da fase de classificação).
Parágrafo I. - Será determinada a média de gols pôr partidas.
Parágrafo II. - Caso a equipe tenha dois goleiros, será entregue para aquele que mais partidas participou.
ART. 30 - Os critérios a serem adotados para se atribuir à premiação de defesa menos vazada, havendo empate entre duas ou mais equipes, serão os seguintes:
1º - Maior número de participações em jogos;
2º - Menor de número de cartões amarelos;
3º - Menor número de cartões amarelos e vermelhos.
ART. 31 - Será atribuída premiação especial ao artilheiro (a) do Campeonato.
ART. 32 - Os critérios a serem adotados para se atribuir à premiação de artilheiro (a), havendo empate entre dois ou mais atletas, serão os seguintes:
1º - Menor número de participações em jogos;
2º - Maior seqüência de gols em rodadas;
3º - Menor número de cartões amarelos;
4º - Menor número de cartões amarelos e vermelhos.
10 – DISPOSIÇÕES GERAIS |
ART. 33 - Caberá ao Departamento de Esportes a escala de jogos e árbitros para o Campeonato.
Parágrafo I. – Qualquer solicitação deverá ser endereçada ao Departamento de Esportes (para analise) e protocolado na secretaria, cinco dias antes da rodada.
Parágrafo II. – Transferências de Partidas: A solicitação ( site da ARHT) deverá ser assinada pelo representante e endereçada ao Departamento de Esportes (para analise), protocolado na secretaria mediante pagamento da taxa de uma mensalidade, até 48 horas antes da partida a ser transferida. Obs.: Cada equipe poderá utilizar-se de duas transferências de partida durante o Campeonato.
Obs: Não haverá necessidade do acordo entre as equipes. O representante da equipe adversária será comunicado tão logo o pedido de transferência seja realizado.
Nas fases de classificação e fases finais não haverá transferência de partida em hipótese alguma.
ART. 34 - As equipes que desejarem oficializar qualquer tipo de reclamação deverão fazê-la até 48 horas (quarenta e oito) horas após a partida, endereçada ao Departamento de Esportes e protocolada na secretaria. (ver modelo no site da ARHT)
ART. 35 – O atleta que porventura tirar sua camisa dentro do campo de jogo em qualquer circunstância será punido pelo arbitro do jogo com cartão vermelho. Poderá apenas retirar a camisa desde que por baixo o mesmo esteja vestindo qualquer outra camiseta, não sendo assim punido pela arbitragem.
ART. 36 – O atleta que porventura invadir o campo de jogo em qualquer circunstância, será punido pelo árbitro do jogo com cartão vermelho.
ART. 37 - Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Diretoria de Esportes da Associação Recreativa dos Homens do Trabalho.
Departamento de Esportes e Recreação
Nenhum comentário:
Postar um comentário